top of page
Writer's pictureBeraldo

Cerveja & Música - Colorado lança cerveja que homenageia Tim Maia



A Colorado é uma cervejaria de Ribeirão Preto que mistura na composição de suas cervejas ingredientes diferentes.


E hoje aqui neste post, eu vou misturar alguns ingredientes que eu gosto demais da conta (cerveja, inovação, música e comunicação) pra falar um pouco sobre a Colorado e também sobre o seu novo lançamento: a cerveja Do Leme ao Pontal.


Mas antes, vou falar brevemente, sobre a produção de cerveja artesanal no Brasil. Ela começou, de forma discreta, por volta de 1830. Entre os anos de 1850 e 1890 ela começou a ganhar mais força. As produções de cerveja de Henrique Kremer - que havia se tornado Imperial Fábrica de Cerveja Nacional em 1876 - passou a se chamar, no ano de 1898, Cervejaria Bohemia. Com o crescimento do consumo a bebida tornou-se popular e a produção passou para um nível mais comercial, foi o momento - por volta de 1940 - que a cerveja artesanal no Brasil acabou perdendo força. A competitividade de mercado e a busca do consumidor pelo melhor preço, forçou a produção de cervejas com menor custo. Isso acabou fazendo com que as grandes indústrias cervejeiras adotassem um menor custo de produção, uma quantidade menor de ingredientes em suas fórmulas, o que acabou influenciando fortemente no sabor da bebida.


A volta - e a ascensão - da cerveja artesanal no Brasil aconteceu em 1995 com o surgimento da primeira microcervejaria nacional, a gaúcha Dado Bier. E eis que, em 1996, surge a microcervejaria Colorado, fundada por Marcelo Carneiro, e que nasceu com o conceito de brewpubs (também conhecido como modelo “fábrica-bar”). Foi uma inovação para a época, visto o cenário cervejeiro que tínhamos no Brasil naquele momento.


E com o tempo, a Colorado foi se desenvolvendo e solidificando a sua identidade. Começaram a experimentar a utilização de ingredientes tipicamente brasileiros em suas receitas, o que se tornou uma de suas marcas registradas. Quem poderia imaginar uma cerveja com Mel? Mandioca? Rapadura? Café? Caju? Uvaia? Cajá? Castanha do Pará?


E com isso, a Colorado acabou fortalecendo uma parceria com vários microprodutores destes insumos na região de Ribeirão Preto. E fizeram ações de comunicação homenageando e apontando os holofotes para estes microprodutores. Clap Clap Clap Clap!


Saca só alguns destes vídeos aí abaixo:





E chegando agora ao título deste post, no mês passado a Colorado trouxe para o mercado uma nova experimentação: uma Summer Ale com goiabada. SIM, GOIABADA!

E o título desta nova cerveja é uma homenagem ao cantor Tim Maia: “Do Leme ao Pontal”.



E uma das novidades deste lançamento, foi uma ação feita em conjunto com o Spotify, onde a cervejaria oferece aos consumidores a possibilidade de comprar a nova cerveja direto pelo próprio Spotify, em um link que estará disponível no perfil do artista.

Tá aí mais uma inovação na forma de se relacionar com os veículos de mídia e também de se comunicar com o seu público.


Segundo a Colorado, a cerveja “Do Leme ao Pontal” dá sequência ao compromisso da marca com a música popular brasileira. Em 2019 a Colorado lançou a Tropicana, cerveja produzida com umbu e cajá, em homenagem ao músico Alceu Valença.



Em 2015 a Colorado se fundiu à Ambev.

Confesso que como fã e assíduo degustador das cervejas Colorado, me deu aquele frio na barriga pela possibilidade de a marca poder vir a perder um pouco da sua "essência artesanal de produção". Mas, ao meu ver, eles conseguiram solucionar bem a equação: incorporar recursos importantes, que uma empresa como a Ambev pode proporcionar, e também manter a identidade, a qualidade, a autenticidade e a essência que fez da Colorado o que ela foi e continua sendo.


#partiuexperimentar "Do Leme ao Pontal"!

72 views0 comments

Comentários


bottom of page