top of page
Writer's pictureBeraldo

O Fantástico mundo dos artistas de Foley - Sons que colorem os filmes

Updated: Mar 17, 2022




Prepare-se, porque você está prestes a entrar no fantástico mundo dos artistas de Foley.


Mas antes de começar, você sabe o que é Foley?


Vamos lá. Para entender um pouco mais deste Universo, vou voltar um pouquinho no tempo, lááá na época do cinema mudo, onde os filmes não tinham nenhum tipo de som - pois é, existiu um tempo na história em que não tínhamos tecnologia para sincronizar imagem e som.



Nesses tempos remotos, quando os filmes eram exibidos no cinema, o único elemento sonoro presente (e que não estava inserido diretamente no filme) era a música - executada ao vivo, por um músico ou uma orquestra durante a exibição. Mas eis que nos anos 1920 acontece uma grande revolução na indústria cinematográfica: a chegada do som no cinema.


Neste momento, já era possível sincronizar diálogos com imagem e em 1927 a Universal Studios, por conta da produção de um filme chamado The Jazz Singer (o primeiro filme a incluir som na história do cinema), começou a procurar engenheiros de som que trabalhavam em rádio (pelo fato de já possuírem uma expertise em gravações de sons) para darem um help nas produções cinematográficas dali em diante.


É aí que entra em cena ele: um cara chamado Jack Foley.



Nessa época os microfones não tinham tecnologia para fazer uma boa captação dos diálogos das filmagens, quem dirá os sons que aconteciam de fundo. Por conta disso, qualquer outro áudio - além dos diálogos - teria que ser adicionado posteriormente no filme.


Foi o que levou Jack Foley a pensar em maneiras de recriar sons para vestir as cenas e passar um realismo maior para os filmes.


"O que Jack fazia era gravar todos os efeitos de uma vez só. Ele adicionava os passos, o movimento, os sons de vários objetos sempre numa mesma faixa. Foley usava uma bengala para criar seus próprios passos. Com aquela bengala, ele poderia fazer os passos de duas ou três pessoas. Ele também mantinha um pedaço grande de tecido no bolso e o utilizava como simulador de movimento."

"Jack enfatizava que era preciso atuar durante a cena…que você precisa ser os atores e entrar no espírito da história da mesma forma que os atores entraram, no set. Segundo ele, isso faz toda a diferença."



O tempo passou, e chegamos em 2022. A tecnologia de captação dos microfones evoluiram exponencialmente, mas ainda assim, existem outros motivos que levam à necessidade de recriar os sons - seja porque o ângulo de captação do microfone tenha que ser muito direcionado à quem está falando na cena (não captando outros sons presentes), seja porque uma cena foi gravada sem uma equipe de som na hora da filmagem, seja devido a um ruído que ofusca o som que queríamos captar melhor, ou até mesmo a captação muito baixa de certos elementos - por causa da distância da fonte sonora ou por conta da existência de múltiplas fontes sonoras na hora da gravação.


Resumindo, o trabalho dos artistas de Foley é recriar sons de elementos de cena - que não puderam ser gravados ali no set durante a filmagem - para trazer mais realismo ao resultado final. Isso faz com que o espectador mergulhe no filme em um nível muito mais profundo.


Quem aí sabia, por exemplo, que os passos de um filme podem ser gravados meses depois da filmagem, por um artista fechado dentro de uma sala, com uma variedade enorme de objetos e adereços para recriar os sons enquanto assistem as cenas gravadas?



Assistindo os filmes acima, a gente consegue - de certa forma - entrar um pouco dentro deste universo, e ver todo trabalho técnico e, principalmente, criativo que foi criado por Jack.


Por isso, quem trabalha com Foley é chamado de artista (ou pelo menos deveria ser), porque é um trabalho criativo, imaginativo e altamente experimental que geram como resultado uma experiência completamente imersiva e cheia de sensações para quem está assistindo a um filme.


Agora, preste atenção ao seu redor, nos sons do seu dia a dia e veja como eles soam aí pra você - tipo o som de uma porta quando fecha, ou o trânsito do lado de fora da sua casa, ou dos passos quando você anda e até mesmo o som do silêncio - e depois tente perceber como esses sons soam nos filmes.


Nos encontramos no próximo post ;)


Bom filme procês!

88 views0 comments

Recent Posts

See All

ความคิดเห็น


bottom of page